quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como ganhar a eleição "democraticamente".



O TSE vai às compras

O Tribunal Superior Eleitoral deve cumprir a meta de fazer com que, nas eleições de 2010, 3% do eleitorado brasileiro vote em urnas com identificação biométrica. No dia 19 de março deste ano, depois de uma audiência com o Presidente da República, o próprio presidente do TSE estimou em 4 milhões o número de eleitores que usarão estas urnas.

Como as nossas seções eleitorais têm perto de 400 eleitores por urna – façamos a conta com 250 votantes por urnas, pois em muitas não se chega àquele número – seriam necessárias, portanto, 16 mil urnas. Com reserva técnica, digamos, 20 mil urnas seriam necessárias.
Ocorre que o Tribunal já tem 83 mil urnas com essa características. E abriu licitação para a compra de mais 250 mil!

Por que?

A pergunta – perguntar não ofende – é uma das contidas na petição que a advogada Maria Aparecida Cortiz, representante do PDT no Tribunal Superior Eleitoral, encaminhou ao ministro Carlos Ayres de Brito, presidente da instituição, explicações sobre quatro licitações em andamento – voltadas para as eleições de 2010 – que apresentam números que “impressionam pela quantidade”.

Além da compra de 250 mil novas urnas eletrônicas com identificação biométrica do eleitor, o TSE quer contratar a manutenção de outras 340 mil urnas e, ainda, adquirir 1,2 milhões de disquetes e 100 mil baterias.

A advogada pergunta por que razão, mesmo com o descarte 84 mil urnas do modelo 98,o TSE deseja comprar tantas urnas, totalizando 650 mil máquinas em seu poder, quando só necessita de 450 mil por eleição.

Segundo a petição, ficam sobrando urnas,exatamente “200 mil que não serão utilizadas nem mesmo como reserva para contingências”. E a pergunta é por que o TSE pretende contratar a manutenção de 340 mil urnas se 200 mil delas não serão mais usadas pelo tribunal, já que pretende substituí-las por equipamentos mais novos.

Outra questão levantada é a razão da compra de mais 1,16 milhão de disquetes se apenas 200 mil urnas deverão utilizá-los em 2010, e só é necessário um por urna. As urnas novas, segundo determinação do próprio TSE, deverão vir equipadas com pendrives no lugar dos disquetes.
Brizola Neto


Se a dilma-boi-de-piranha ganhar as eleições, tá explicado...

.

Nenhum comentário: