quinta-feira, 8 de maio de 2008

Índios adotam métodos do MST e invadem Niterói

Índios Guarani adotam métodos do MST, abandonam a cidade de Paraty e invadem área nobre de Niterói-praia de Camboinhas. A tribo decidiu considerar suas terras, de seus antepassados, e refundou uma aldeia no centro de uma das áreas mais nobres da cidade.
A área onde os índios se instalaram fica numa das regiões mais valorizadas de Niterói. Mansões, condomínios de luxo e agora uma tribo são praticamente vizinhos. Trinta e seis índios Guaranis se mudaram de Paraty, no sul do estado do Rio, para a praia de Camboinhas, numa área de preservação ambiental. A aldeia tem duas ocas, uma casa de reza e uma escola onde as crianças aprendem matemática, português e a língua guarani. O sustento vem do artesanato e da pesca. A Associação dos Moradores diz que não é contra os índios, mas considera a entrada deles na área uma invasão. E encaminhou o caso ao Ministério Público Federal. “O que nós estamos tentando preservar só é a restinga que foi completamente devastada e o impacto ambiental foi enorme ali”, diz a advogada da Associação de Moradores, Adriana Alves Cunha.

Caiu na armadilha!
Em Roraima, enquanto índios e fazendeiros guerreiam e o STF tenta agilizar o julgamento sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol, a guerra começa. Índios fecham estrada e invadem propriedade. O maior produtor de arroz de Roraima e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartieiro, é preso por mandar seus seguranças atirarem contra cerca de 100 índios que invadiram a fazenda dele na segunda-feira.
A Polícia Federal liberou na noite desta quarta-feira (7) a estrada que dá acesso a fazendas de arroz em Roraima. O dono da propriedade onde aconteceu um conflito com índios foi transferido para Brasília.
Durante três dias as carretas que deveriam buscar a produção ficaram paradas pelos índios que querem a saída imediata dos agricultores. A Polícia Federal fez um acordo e conseguiu a liberação, mas os índios continuam no local. “O bloqueio fica permanente aqui, até receber uma decisão concreta”, disse o índio Macuxi.
Mais em G1

Índios desocupam fazenda.
Os índios deixaram no início da tarde desta quarta-feira a fazenda Depósito, na reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Uma funcionária da fazenda confirmou que os índios deixaram a área por volta das 13h30 (horário local) e montaram novas tendas do outro lado da cerca.
O índio macuxi Dionito Souza, coordenador do CIR (Conselho Indígena de Roraima), disse à Folha Online hoje pela manhã que os índios decidiram deixar o local até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue as ações sobre a demarcação de terra da reserva.
Mais na Folha

Índios adotam métodos do MST e invadem Niterói


Preso por defender propriedade

.

Nenhum comentário: